top of page
Voltar ao topo
Retoque de Aguarela.jpg

Catarina Cortes Conservação

Após alguns anos a trabalhar independentemente e talvez como consequência da pandemia senti necessidade de trabalhar em proximidade com aqueles que salvaguardam o nosso património, aqueles que o estudam e aqueles que criam arte a cada dia e nos fazem compreender melhor a nossa história e a nós mesmos.

Desta ideia nasce o atelier CCC. O triplo C dá continuidade ao nome anterior mas também reflete os seus objetivos e linhas de atuação que são a conservação e restauro de património e a promoção do conhecimento e criação artística - Criar, Conhecer, Conservar.

Missão e Valores

Missão

"A nossa missão é salvar o património para futuras gerações e ligar pessoas através da arte e património. Aspiramos a ser um catalisador para a preservação, a criatividade e conhecimento, e ser um local de encontro e referência. Pretendemos inspirar e educar, promovendo uma apreciação mais profunda das diversas histórias e culturas que moldam o mundo à nossa volta."

Valores

Existem 3 principais valores que definem a forma de agir da empresa que nasce da Catarina Cortes Conservação. Assim aos objectivos definidos nos 3 Cs - Criar Conhecer e Conservar - juntam-se 3 Ps - Proximidade Parceria e Partilha - que definem os principais valores que fundamentam esta empresa. A proximidade com os nossos clientes. O trabalho em parceria, para encontrar soluções completas. E a partilha, porque tudo se faz mais eficientemente quando se fomenta o crescimento em comunidade e em rede.​

Proximidade e Parceria:

O atelier CCC aposta num serviço de soluções completas e à medida das necessidades dos seus clientes, para isso é essencial uma relação de proximidade e parceria.

No atelier CCC criam-se e mantêm-se parcerias com diferentes instituições. Acolhe-se e dá-se impulso ao diálogo e à colaboração entre artistas, conservadores e todas as partes interessadas nas Artes e Património.

Desta forma trabalhamos para promover e envolver a comunidade, num lugar onde se troquem ideias, se criem oportunidades e se incentivem as abordagens interdisciplinares em projectos de conservação, valorização e promoção cultural.

 

Acreditamos que é na colaboração que podemos encontrar as soluções que melhor se adequam e melhor dão resposta a cada cliente e a cada situação. Apenas trabalhando em conjunto podemos prestar o melhor serviço.

  

Partilha:

Apostamos na promoção da aprendizagem e o crescimento contínuos, incentivando e criando oportunidades para a realização de cursos, palestras e investigação. E convidamos à participação as múltiplas vozes daqueles que se ligam às artes, pela fruição, pela criação, ou o seu estudo e conservação.

 

Acreditamos que apenas se pode crescer como empresa em comunidade, promovendo o diálogo permanente e com uma visão actualizada e abrangente. 

 

Diversidade cultural:

No atelier CCC promove-se a inclusão, igualdade e a confiança. Estamos empenhados na criação de um ambiente onde as diversas vozes sejam ouvidas, que em todos os aspectos se promova o respeito e se providenciem praticas e condições inclusivas.

Sustentabilidade:

Procuramos as práticas sustentáveis para garantir a preservação do Património Cultural para as futuras gerações e ao mesmo tempo minimizar o impacto ambiental das actividades de conservação.

 

Excelência:

Acreditamos que apenas se alcança excelência com planeamento estratégico que reflicta uma responsabilização com a nossa missão e estamos empenhados e fazê-lo de forma sustentável, ética e transparente.

Sobre mim

Catarina Cortes Pereira

Conservadora restauradora desde 2007, tenho complementado a minha formação e experiência andando um pouco por todo lado.

Nestas andanças conheci outras pessoas com formas diferentes de ver a conservação e os significados do que é património, tive boas oportunidades e conheci outras realidades.

Tudo contribuiu para a construção de uma abordagem à conservação que se baseia num trabalho em cooperação, proximidade e partilha.

Dar o passo de abrir um atelier, que é mais que uma simples oficina de conservação e restauro, foi uma decisão natural. É também um desafio a mim mesma. Para mim é a forma que encontrei de me manter atualizada. Abrir um espaço que acolhe outras vozes e outros saberes.

 

E, principalmente, é ter um lugar onde todos os atores no discurso e prática da conservação e valorização do património cultural têm voz, seja o conservador-restaurador, outros profissionais de património, que dele cuidam, sejam as comunidades e público, que dele usufruem.

Eu a trabalhar.jpg

Formação

2015 - 2022

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Doutoramento Europeu / Conservação e Restauro de Bens Culturais

Magna cum Laude

2023

Universidade Católica Portuguesa - Lisboa

Programa Executivo de Gestão e Museologia

2009 - 2012

FCT - Universidade Nova - Lisboa

Mestrado / Ciências da Conservação

Prémio melhor classificação 2011-2012

2004 - 2007

Universidade Católica Portuguesa - Porto

Licenciatura / Arte - Conservação e Restauro Classificação 16/20

Sobre mim
Outras Habilitações
Especializações

A minha experiência foca-se principalmente em 3 grandes áreas da Conservação e Restauro

a Pintura, os Documentos Gráficos e a Fotografia.

  • A pintura, dita de cavalete, a óleo, têmpera ou outros media.

  • Poder-se-ia dizer que tudo são documentos gráficos, mas em Conservação e Restauro, entendem-se como documentos agrupados ou soltos como os livros, pergaminhos, cartazes, aguarelas, gravuras, etc...

  • A Fotografia inclui negativos, provas (ditas fotografias) analógicas ou digitais, álbuns, grande formato e outros objetos fotográficos.

C&R Fotografia, Papel, Documentos Gráficos

C&R Pintura

C&R Metais, Tecidos, Cerâmica e Outros

Métodos de Exame e Análise Aplicados ao Património

Especializações.PNG
Idiomas e outras Habilitações

Idiomas

Português

Espanhol

Inglês

Francês

Italiano

Alemão

Interesses e Áreas de Investigação

  • A Materialidade na Fotografia,

  • Processos Fotográficos Analógicos,

  • Conservação Preventiva em Arquivos e Museus,

  • História de Arte e Estudos de Cultura Visual,

  • Teoria e História da Conservação, Valores de Património Cultural,

  • Planos Integrados de Conservação e Gestão,

Competências Laboratoriais

  • Espectroscopia: XRF, UV, IV,

  • Análise microquímica e histoquímica,

  • Fotografia de obras de arte incluindo radiação UV e IV,

  • Exame e análise em área: MO, SEM, AFM,

  • Espectrometria: MALDI-TOF, HPLC, GC-MS.

​Outras Competências

  • Técnicas de Encadernação,

  • Informática: edição de imagem, bases de dados e Informática de gestão.

Conhecer Mais
bottom of page